sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RECICLAGEM E A COLETA SELETIVA DE LIXO


Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido à grande quantidade de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como forma de reduzir os custos, e também contribui para a preservação do ambiente.

Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo. Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), ela é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que um quilo de lixo por dia.
Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.

A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

A reciclagem

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Descarte apropriado de alguns tipos de lixos:

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

Importância

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE  E DIA,14 a 20 de dezembro de 2012, caderno 2 pág 4
 

5 comentários:

  1. Infelizmente tenho queixas contra o sistema de coleta de lixo, na rua Araujo Pinho a coleta ñ tem sido feita regularmente, e qdo se faz(como o caso de hje) sempre fica sacos nas portas, lixo devido a falta de cuidado)em via pública.Falta fiscalização no sentido de coibir sujeira. Ex;Na rua Alagoas tem um monturo com resto de construção e lixo. Na rua Araujo Pinho todo o lixo do Condomínio Santo Expedito tem sido colocado no passeio da rua (antes a coleta era feita dentro do condomínio) o que tem impedido de andarmos na calçada, devido resto de alimentos e mal cheiro. Vale ressaltar que esse fato é recente e que foi colocado um portão no fundo do referido condomínio exclusivamente para esse fim.

    ResponderExcluir
  2. ONDE DESCARTAR LAMPADAS SEM USO?
    ALGUM LOCAL PARA COLETA EM FSA?

    ResponderExcluir
  3. Moro em Feira de Santana, desde 2001, junca vi uma coleta seletiva. muito menos descarte,até
    mesmo as empresa de reciclagem como a COOBAFS, alega não ter carro disponivel para pegar os objetos, assim fica difícel. A única opção é jogar nas ruas, ou deixar na calçada para o caminhão do pegar. Essa é a cidade organizada?.
    VERALUCIA 26.01.2017.

    ResponderExcluir