sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COLETA SELETIVA: BOM PARA A ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma,  os matérias que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta sem estes matérias seletiva, os matérias recicláveis são separados em: papeis, plásticos, matais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes matérias ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma especifica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

PARA FAZER A COLETA SELETIVA DE LIXO

De nada adianta uma pessoa fazer a classificação do lixo em casa e este ser misturado no caminhão de lixo. Portanto, este não é um processo individual e sim coletivo. Algumas prefeituras do Estado da Bahia já fornecem o serviço de coleta seletiva de lixo.

Em Feira de Santana, a empresa COBAFIS faz o serviço. Contatos pelo telefone (75) 3624-4481 ou pelo site www.rotadareciclagem.com.br

FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA 03 a 09 de agosto de 2012
COMPLEMENTAÇÃO: Michelle Borges



Um comentário:

  1. Informar por gentileza, endereços onde podemos descartar pilhas e baterias usadas.

    ResponderExcluir