sexta-feira, 27 de julho de 2012

SE O EFEITO ESTUFA NÃO EXISTISSE, COMO SERIA A TERRA?

Provavelmente a terra se parecia muito com o planeta Marte

Marte não tem atmosfera espessa o suficiente para refletir o calor de volta para o planeta, por isso a temperatura lá é muito baixa. Alguns cientistas explicam que poderiam alterar a superfície e a atmosfera do planeta Marte criando condições de vida semelhantes ás da Terra, enviando “fábricas” que despejariam vapor de água e dióxido de carbono no ar. Se for gerado material suficiente. A atmosfera começara a ficar espessa o suficiente para reter mais calor e permitir que as plantas vivam na superfície. Uma vez que tenha coberto grande parte da superfície de Marte, as plantas começariam a produzir oxigênio. Após alguns milhares de anos, Marte talvez venha a gerar um ambiente em que os humanos possam caminhar e tudo graças ao efeito estufa.

O efeito estufa em si não é ruim, pois é o que permite que a Terra se mantenha quente o suficiente para a sobrevivência dos organismos vivos.

O aquecimento global: este é causado pelo aumento do efeito estufa?

Pense na Terra como sendo um carro que ficou estacionado o dia inteiro exposto ao Sol. Depois de algum tempo, a temperatura dentro do carro esta sempre bem mais alta do que a externa. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e parte do calor é absorvida pelos assentos, painel, carpete e tapetes.

Quando esses objetos liberam calor, ele não sai totalmente pelas janelas. Um pouco se reflete no interior do veiculo. O calor que os assentos liberam tem um comprimento de onda diferente da luz do Sol que conseguiu atravessar as janelas. Isso quer dizer que a quantidade de energia que entra é maior do que a que sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura dentro do carro.

Quando os raios do Sol atingem a atmosfera e a superfície da Terra, cerca de 70% da energia fica no planeta e é absorvida pelo solo, oceanos, plantas e por outros elementos. Os outros 30% se refletem no espaço por nuvens e outras superfícies refletivas. Mas mesmo os 70%  restantes que conseguem chegar aqui não ficam na Terra para sempre.

Tudo o que esta em volta da Terra e que absorve o calor para fora. Parte dele volta para o espaço e o resto acaba sendo refletido de volta para a Terra, onde atinge certos elementos na atmosfera, como dióxido de carbono, gás metano e vapor de água. O calor que não consegue sair pela atmosfera da Terra mantém o planeta mais aquecido do que o espaço sideral, porque há mais energia entrando por ela do que saindo. Tudo isso faz parte do efeito estufa que mantém a Terra aquecida.

AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS  

Há varias causas e efeitos transcorridos durante os últimos tempos. Uma das conseqüências principais do aquecimento global é o aumento do nível do mar, pois com o aumento da temperatura, as calotas polares derretem, ocorrendo assim, uma inundação de cidades litorâneas. Mais uma causa é o aumento de desertos, que gera com o aumento de temperatura e morte de plantas e animais, desequilibrando ecossistemas do mundo todo.

Há aumento de ciclones, tufões e furacões, que é gerado pela evaporação das águas do oceano. E o mais debatido nas escolas é o aumento de calor em todo planeta, que pode até gerar morte entre crianças e idosos.

Efeito estufa é o aquecimento gradual do planeta provocado pelo homem com indústria que emitem gases na atmosfera, acumulo de lixo e a criação de animais.O metano,gás do efeito estufa tem uma capacidade de reter calor na atmosfera 23 vezes maior que a do gás carbônico. Cerca 28% das emissões de gases mundiais desse gás vem da pecuária.

FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA 27 de julho a 02 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário